Mensagens

14/09/2017

A visão de um Reino (Pr. Augusto Fialho)

Estamos diante de uma realidade desafiadora, que nos instiga a avançar, que nos conduz em fé, amor e perseverança.

Estamos diante de uma realidade desafiadora, que nos instiga a avançar, que nos conduz em fé, amor e perseverança.

Após 25 anos, podemos olhar para trás e observar que muitas conquistas aconteceram, mas olhamos de novo para frente e vemos que muito há por fazer.

A visão de um Reino que é maior do que nós nos faz seguir em fé, nos leva a caminhar em amor e faz com que perseveremos a cada dia em prol desta visão, em conexão com esse Reino.

A visão recebida tem nos levado a um lugar no coração de Deus, mas temos a consciência de que é só o começo, pois a visão é maior que um homem, maior que um edifício, maior que um desejo.

A Igreja Batista do Angelim avança com a convicção de que tem muito que fazer e por isso segue semeando a cada dia sementes de amor, pois quer colher vidas.

Olhar para o horizonte nos faz ver mais longe, mas olhar para Deus nos leva a enxergar a eternidade, e é isso que queremos ver. Os nossos olhos observam a terra, e veem que os campos estão brancos, prontos para a colheita, e temos forjado trabalhadores para esta colheita. Não estamos sós, nem queremos caminhar sós, pois entendemos que a visão não é somente para alguns, mas que o Reino é para todos. “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1 Tm 2.3,4)

A Visão de um Reino requer de cada um algo mais do que simplesmente fazer alguma coisa, mas esforçar-se por fazer mais, implantando este Reino dentro de cada indivíduo. “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” (Lc 17.20,21). E antes de levar este Reino a alguém ele precisa estar dentro de mim, pois eu sou aquele que conduz esta insígnia e devo levá-la para os demais, selando os seus corações com presença de Reino.

Somos súditos em busca do Rei, e, na verdade, nós já O encontramos, e Ele de forma tão gentil veio habitar em nós (1 Co 3.16) “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”, para nos fazer vencedores. Rm 8.31 “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Mais que súditos, somos embaixadores de Cristo, ou seja, os representantes do Reino de Deus neste reino em que ainda vivemos, e com uma missão nobre e fundamental de defender os interesses do Reino nesta terra que ainda subsiste. “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” 2Co 5.20.

Assim como disse a Habacuque, o Senhor nos diz: “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” Hc 2.2. É isso, o Senhor requer de nós que a visão seja mostrada a todos, “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” Romanos 10:14

Entendendo estas coisas, podemos enxergar melhor a visão que temos enquanto igreja local, de fazer com que esta visão não fique apenas no papel, mas seja realizada e alcançada. Temos grandes desafios, mas o Senhor tem nos capacitado para a execução desta grande obra. E o desafio é para cada um de nós, que a cada ano tem doado da sua vida para a causa mais nobre desta terra: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;” Mt 28.19,20a

Conclamamos todos a olharem para o autor e consumador da nossa fé, e receber dEle a força que precisamos para avançar rumo ao objetivo, sem esmorecer: Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” 2Tm 4.5

Caminhar na visão do Evangelho é mais que participar de uma igreja, mas é ser a Igreja onde estiver, é contaminar o ambiente à sua volta com a presença do Espírito Santo e manifestar o Reino em qualquer lugar.

Avançar na visão de um Reino é mais do que olhar para o Rei, mas é ouvir a palavra dEle e implantá-la na minha vida, como se fosse o oxigênio que preciso para respirar. (Pois ainda está em mim a minha vida, e o sopro de Deus no meu nariz);” Jó 27.3

A fé nos conduz a acreditar que existe algo além e muito maior do que aquilo que vemos, e por isso não desistimos, mas prosseguimos. “Prossigo em direção ao alvo, para obter o prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.” Fp 3.14

O amor é o combustível que nos mantem na rota de colisão com o céu, cheios de esperanças e convicções de que as nossas conquistas nos levarão para junto do Rei. A viver em um Reino onde não haverá aflições, angústias, injustiças, sofrimentos e lágrimas. Um Reino sempiterno de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Perseveramos, por que não desistimos, pois aquele que avança, sabe para onde vai e as distrações não tiram o seu foco e nem o deixam retroceder, pois sabe que o Reino é dos que avançam. “Respondeu-lhe Jesus: Ninguém, tendo posto a mão ao arado e olhando para trás, é apto para o reino de Deus.” Lc 9.62

O futuro está bem diante de nós, e sabemos que a caminhada é longa, mas, também, sabemos que não caminhamos sós, pois Ele nos garantiu. e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mt 28.20b